terça-feira, 18 de outubro de 2011

Testemunho de Erotides Milhomem

Testemunho de Erotides Milhomem
A Miguel Milhomem - O Corintiano em seu aniversário de 65 anos.
É a nossa família, presentes e ausentes, querendo hoje com todo coração te dizer: como não podemos te dar todos os presentes do mundo, pedimos com fervor a Deus que te mande todas as bênçãos  do céus.
Um histórico
Crispim Anastácio dos Santos, um garimpeiro de Poxoréu dessedente dos Maranhenses. Que eram enviados a atravessar o Rio Araguaia à procura das bandeiras verdes do Padim.
Padim Ciço um garimpeiro altivo e nobre, que se casou com Odina Milhomem dos Santos e que deste casal nasceram mais de doze filhos: Grido, Elbi, Expedito, Elei, Maria Eni, Eldi, Miguel, Raimunda, Elmi, Maria Lucia, Crispim Filho e Iran.
Em Poxoréu num lar simples, rodeado de amor, veio ao mundo, no dia 30 de junho de 1946, Eldi Miguel Milhomem dos santos.
Como todos seus irmãos foi recebido com amor e alegria por seus pais e familiares, Miguel Milhomem dos Santos, completando seus sessenta e cinco anos! Uma criança, um jovem, um rapaz estudado, o que lhe foi oferecido estudar com empenho e dedicação, esforço e dignidade que lhe coube como herança. Cursou o colégio Major Otávio Pitaluga em Rondonópolis-MT  e em Barra do Garças - MT. A Escola Técnica de Contabilidade. Foi este Miguel que chegou em São Félix do Araguaia-MT em 1972. Hoje recebe de sua esposa querida Idanuza  Milhomem, dos filhos Jean Flavib, Cintia, Cristiano, Polyana, Yanne.
Dos seus irmãos, sobrinhos, genros, noras, primos, netos e amigos, esta linda festa corintiana. Uma vida bem vivida merece ser celebrada!
Louvamos a Deus por estarmos hoje participando de seu aniversário e te dar um abraço, desejando que esta data se repita por muitos anos, sempre te encontrando querido, disposto e a saudável cercado do nosso carinho.
Lembrando sempre o seu lema que é: não ficar esperando. A vida sempre te deu ação e determinação.
Basta olhar para o Museu Municipal, lembrar que a nossa história esta guardada ali e que a assinatura da lei de criação do Museu, tem a assinatura do prefeito Miguel Milhomem!
Que as dificuldades, enfrentadas naqueles tempos foram muitas, mas as pessoas que nós enfrentamos, as dificuldades, tínhamos como objetivo: deixar este mundo que nos acolhe, melhor do que o encontramos.
Foram pessoas que deram tudo de si, até  deixar nossa história preservada, como a nossa amiga Májara Silveira, Bruno Cheid  que de lá da sua santa eternidade, juntamente aos nossos entes queridos que partiram desta vida, mas deixaram belos exemplos para seguirmos a nossa história.
Que todos os nossos entes queridos, juntos ao nosso Senhor Jesus Cristo que nos proteja como sempre protegeu.
Aceita Miguel  um abraço, de toda a nossa grande família, presente e ausentes.
Que de onde estiverem estão a dizer!
Parabéns Miguel
                            02-07-2011
  Erotildes da Silva Milhomem

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Museu Histórico Cultural do Centro-Oeste


A Escritora Erotildes da Silva Milhomem apresenta o seu trabalho de Artes no Museu Histórico Cultural do Centro -Oeste de São Félix do Araguia, MT,  para seu Hot Site no Portal WEB Brasil, publicações de fotos feita pela responsável do Portal do Vale do Araguia, Sheila Costa Menezes.
As lendas e mitos aqui descritos, foram retirados do livro "Folclore do Araguaia" de Erotildes Milhomem e as fotos ilustradas são quadros criados pela autora, que estão expostos no Museu Histórico Cultural do Centro-Oeste. As lendas são relatos de velhos moradores da região, que ainda vivem na memória dos mato-grossenses do Leste e do Baixo Araguaia.
 



Lendas e Mito do Araguaia

A Buiúna
É uma serpente de chifres que mora no rio e engole barcos e barqueiros. Ela tem aproximadamente 3 metros.
O Paroém
É um lobo-homem. Ficou velho demais, não andava e não morria nunca. Então seus parentes o pegaram e o levaram mata adentro, largando-o lá. Ele ficou vagando pelas matas e dando gritos: os conhecidos gritos do Paroém. Com o passar do tempo ele foi se transformando, nas noites de lua cheia ele ataca com seus gritos temerosos.





Ferrovia Norte Sul o sonho da maioria da população do Araguia
Ferrovia Norte Sul começo de um grande progresso






Ex. Prefeito de São Félix do Araguia João Abreu / Filemon Costa Limoeiro atual Prefeito
Ex. Prefeito de São Félix do Araguia Miguel Milhomem /
Ex. Prefeito de São Félix do Araguia José Antônio de Almeida (Baú)




Mãe D'água
É a dona do rio, é uma mulher bonita e suas vestes tem o encanto do céu estrelado. Ela canta uma linda música que atrai os pescadores para dentro do rio. Para defender o seu tesouro no fundo do rio, a Mãe d'Água castiga e afoga os predadores do rio.
Primeira cadeira de Dentista de São Félix do Araguaia



Funcionárias do Museu














Hotel JK